quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Nós vamo tá matando seu pai…

Quem nunca se irritou com um gerundismo? Para quem ainda não está habituado com esse palavrão, vou explicar:gerundismo é uma construção formada por ir+estar+gerúndio. Tipo: "vou estar transferindo sua ligação", "vou estar resolvendo seu problema" e todas essas chatices que a gente ouve de operador de telemarketing.

Mas qual o problema dessa famigerada construção? É que esse tal de gerundismo não indica uma ação contínua, assim como o gerúndio. Ao contrário, muitos estudiosos afirmam que o gerundismo passa a ideia de imprecisão,incerteza. Se uma pessoa diz que "vai estar resolvendo" o nosso problema, a gente acha que a pessoa, na verdade, não vai nos ajudar muito. É muito diferente, portanto, de uma pessoa dizer "eu vou resolver". Nesse último caso, a gente leva fé, acha que o cara vai dar um jeito meeesmo.

É errado usar essa expressão? Só em alguns casos que não, como aqueles que indicam uma ação que ocorre simultaneamente a outra, como: "Enquanto você estiver vendo tevê, vou estar lavando louça. Aí pode, nos outros casos, evite. É que o gerundismo, além de ser um saco de ouvir é "errado"em muitos casos e não passa certeza ao ouvinte.

O fato é que esse negócio de gerundismo proliferou de tal maneira, que saiu do telemarketing e invadiu as ruas. Todo mundo usa, inclusive presidiário simulando sequestro. Olhe isso:no Jornal Nacional, da semana passada, foi apresentada uma transcrição de uma interceptação telefônica em que o falso sequestrador disse assim:

"Se você não entregar o dinheiro,nóis vamo tá matando seu pai"

Nessas horas até que é bom ouvir um gerundismo, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário